Linha de Comandos do Windows


Por vezes precisamos de informações relacionadas com o nosso computador ,das quais as mais vulgares são: Endereço IP; Processos que estão a ser executados.


Relativamente aos processos que estão a no computador, podemos ter de os eliminar à força. Dou um exemplo, por vezes quando  fechamos o firefox e depois o voltamos a abrir aparece uma janela a dizer que o firefox já está em execução, mas que não responde. Neste tipo de casos, se a janela não voltar a abrir dentro de um ou dois segundos o melhor é eliminar manualmente o processo relativo ao firefox.


Vamos então por partes:


Para saber o endereço IP no windows, através da janela de comandos basta escrever ipconfig no terminal.


Para ver os processos que estão a correr no computador, digite no terminal tasklist.  Quando apenas queremos confirmar se o processo está ou não a correr sem ter de procura-lo na longa lista que nos é dada pelo tasklist, usamos um outro comando que vai filtrar os resultados do tasklist.  Ficamos assim com o seguinte comando: tasklist | findstr nome_do_programa.


Quando se precisa eliminar um processo , no windows , basta saber o seu nome, mas pode saber se ele está a correr com o tasklist, usando o comando taskkill /IM nome_do_processo [retirado do tasklist]. Se mesmo assim o processo não terminal , então termine o processo à força usando o comando taskkill /F /IM nome_do_processo.


Vou agora dar um exemplo concreto de como usar estes comandos. Imaginemos que estamos com o problema do navegador firefox que expliquei anteriormente. Nesta situação precisamos de eliminar o firefox.
Uma vez aberto o terminal , escrevemos: taskkill /IM firefox.exe. Se no terminal indicar que o processo não pode ser terminado, basta escrever taskkill /F /IM firefox.exe . Com este ultimo comando, o firefox, é ,de certeza, eliminado.



Mensagens populares